O tbt é uma sigla bastante conhecida pelas redes sociais. Ela significa “throwback thursday”, ou seja, “retorno a uma quinta-feira”. Essa hashtag é utilizada para lembrar de momentos marcantes do passado, relembrar fatos que aconteceram há algum tempo e reviver memórias.
Para os jovens do começo dos anos 2000, a internet já era uma realidade, mas o acesso não era tão fácil como é hoje em dia. A maioria das pessoas não possuía computadores em casa e a conexão era feita por meio de modems, o que tornava a navegação lenta e limitada.
As principais plataformas utilizadas eram o MSN Messenger, que era utilizado para conversas online, e o Orkut, que foi uma das primeiras redes sociais do Brasil e permitia a criação de perfis, comunidades e scraps, além de ser possível personalizar o perfil com temas e músicas.
Os jovens também utilizavam o Fotolog, que era uma espécie de blog com foco em fotos, onde era possível compartilhar imagens com amigos e desconhecidos. O Blogspot e o LiveJournal eram outras opções de blogs muito utilizados na época.
Os “influenciadores” mais importantes desse período eram os blogueiros, que se destacavam por suas opiniões sobre moda, beleza, tecnologia e comportamento. Alguns dos mais famosos eram a Bruna Vieira, que escrevia sobre moda e lifestyle no blog “Depois dos Quinze”, e a Camila Coutinho, que falava sobre moda e tendências no “Garotas Estúpidas”.
Além dos blogs, os jovens também acompanhavam youtubers como Felipe Neto e Kéfera Buchmann, que já eram conhecidos na época por seus vídeos engraçados e conteúdos divertidos.
Outra plataforma que ganhou destaque na época foi o MySpace, uma rede social focada em música que permitia que os usuários criassem perfis personalizados, adicionassem amigos e ouvissem músicas de artistas independentes.
Apesar de muitas dessas plataformas não existirem mais ou terem perdido sua relevância, elas foram importantes para o desenvolvimento da internet como a conhecemos hoje em dia. Elas permitiram que os jovens se conectassem e compartilhassem seus interesses, e foram o ponto de partida para a ascensão dos influenciadores digitais.
O tbt nos faz lembrar daquela época em que a internet ainda estava se desenvolvendo, mas já era capaz de nos proporcionar momentos inesquecíveis e conexões valiosas. É uma forma de relembrar o passado e perceber como a tecnologia evoluiu nos últimos anos.