Polo Automotivo do Ceará vai produzir o primeiro veículo elétrico no Estado

Planta multimarcas estreia com GM e promete inovação, empregos e mobilidade sustentável

Negócios

O Ceará entra de vez na rota dos carros elétricos com o início das operações do Polo Automotivo do Estado, em Horizonte. O primeiro modelo a sair da linha de produção será o Chevrolet Spark EUV, 100% elétrico, fabricado pela General Motors (GM). O projeto marca o início de um novo ciclo de inovação tecnológica, mobilidade sustentável e desenvolvimento econômico para o Estado.

Segundo o governador Elmano de Freitas, a chegada da GM à planta representa “um novo ciclo de desenvolvimento, inovação e geração de empregos” no Ceará. A produção começará com peças importadas que serão montadas localmente, impulsionando o mercado nacional de veículos elétricos e abrindo caminho para futuras tecnologias na região.

Além dos veículos elétricos, o Polo terá foco na produção de híbridos e conta com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal. A planta é gerenciada pela Adece e tem como âncora a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do país, que já atua no Brasil com marcas como Mercedes-Benz, Honda, Renault, Ford, Toyota e Porsche.

Na primeira fase, o Polo receberá R$ 400 milhões em investimentos, terá capacidade para produzir 80 mil veículos por ano e deve gerar até 9 mil empregos de alta qualificação, transformando Horizonte em um polo estratégico da indústria automotiva nacional.

publicidade
publicidade