Novos empreendimentos movimentam turismo em pontos tradicionais de Fortaleza

Dados da Prefeitura de Fortaleza, de 2019, apontam que os empreendimentos do entorno da Praia de Iracema tiveram crescimento de quase 60% em relação ao ano anterior




Gastronomia, Negócios

Com a retomada do comércio e chegada das férias de fim de ano, Fortaleza já se reestrutura para voltar a receber turistas e os próprios moradores na programação da cidade, que inclui gastronomia, lazer e atividades culturais. Dados da Prefeitura de Fortaleza, de 2019, apontam que os empreendimentos do entorno da Praia de Iracema tiveram crescimento de quase 60% em relação ao ano anterior com a emissão de 82 novos alvarás de funcionamento no bairro, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Este número continua crescendo, com a inauguração recente de novas casas, como o restaurante Arupemba. 

Entre os setores que mais se destacam na região estão gastronomia, hotelaria, serviços e vestuário, que fazem parte do plano de ações de requalificação, como explica o secretário de turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. “Por meio de projetos com atividades de infraestrutura que iniciou em 2017, mantivemos o foco para um espaço que é a cara de Fortaleza. Através de concursos, eventos e inaugurações de equipamentos de cultura e lazer, a região da Praia de Iracema vem conquistando cada vez mais os brasileiros. Para 2022 a expectativa é que toda a área volte a ter a ocupação turística semelhante e até mesmo superior ao período que antecedeu a pandemia”, destaca.

Na gastronomia, um dos pilares desse movimento de retorno positivo, a aposta se reflete com a chegada de novos espaços em ambientes já característicos, como é o caso do do restaurante Arupemba, do grupo Pirata Bar. Localizado em frente a Praia de Iracema, o projeto surgiu ainda durante a pandemia e tem o objetivo de apresentar ao público a gastronomia nordestina. 

Segundo Rodolphe Trindade, sócio-proprietário, a inauguração veio para mostrar a capacidade de reinvenção e superação do setor. “Fortaleza é palco de cultura, de lazer, e a gastronomia é um fator que enriquece ainda mais a nossa cidade. O Arupemba busca trazer a raiz, a essência do Nordeste através de cada prato, drink, programação musical e recepção personalizada. É o reflexo também de um setor que só tem a crescer com o apoio nessa retomada”, enfatiza.