
Segundo a pesquisa feita pela CNDL em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise, cerca de 12,9 milhões de consumidores devem deixar para comprar os presentes nos dias que antecedem a data.
O levantamento mostra que 38% das pessoas pretendem fazer as compras na primeira semana de agosto, enquanto 12% vão deixar para a véspera. No total, o Dia dos Pais deve levar mais de 106 milhões de brasileiros às lojas, gerando um impacto de R$ 27 bilhões na economia, entre vendas no varejo e serviços.
O presidente da CNDL, José César da Costa, lembra que deixar tudo para o fim pode pesar no bolso. Com as lojas mais cheias, fica difícil pesquisar preços ou negociar. A dica é definir um valor máximo e tentar não extrapolar, mesmo na correria.
A pesquisa ouviu consumidores de todas as capitais brasileiras, com idade a partir de 18 anos e de diferentes faixas econômicas. Os dados foram coletados entre 30 de junho e 7 de julho de 2025, por meio de questionários online. A margem de erro ficou entre 3,3 e 4 pontos percentuais.
Esses dados ajudam a entender melhor o comportamento dos brasileiros nessa data especial e mostram como o Dia dos Pais continua sendo uma oportunidade importante para movimentar a economia, mesmo para quem deixa tudo pra cima da hora.