DFB celebra Fortaleza como Cidade Criativa do Design

Com uma proposta moderna de cidadania, este ano o festival conta com uma exposição do Instituto do Câncer do Ceará feita com mulheres mastectomizadas.




Moda, Negócios

Após dois anos de realização online do evento, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, retoma sua forma presencial e híbrida nas areias da Praia de Iracema nestes dias 25, 26, 27 e 28 de maio. De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes. Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para cultura, economia, formação, indústria, gastronomia e turismo.

Reforçando o compromisso com a criatividade e economia criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. O reconhecimento foi outorgado em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação. 

Com uma proposta moderna de cidadania, este ano o festival conta com uma exposição do Instituto do Câncer do Ceará feita com mulheres mastectomizadas. “O DFB Festival é o único evento do Brasil focado em moda autoral e com seis editais públicos de participação. É muito mais que moda, pois trabalha o social, é incentivador, provocador e mexe com toda a estrutura da indústria do Estado, ou seja, o DFB é multifacetado”, explica o idealizador do evento. Segundo Cláudio, a força criativa da indústria da moda cearense estará muito presente neste ano. “Teremos peças de bordado, couro, macramê e vários outros materiais”, destaca.

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).