Comunicadores do Cariri apresentam evento do Sebrae Ceará para todo país

Henrique Vidal e Monike Feitosa terão cerca de 42 horas de apresentação, com transmissão, ao vivo e on-line, de palestras, rodas de conversa e oficinas, nesses três dias de Festival




O Sebrae/CE promove, de hoje até quarta, 28 a 30, a primeira edição do Festival Nordestino de Economia Criativa. A ideia do evento, que terá programação 100% online e gratuita, é propiciar uma experiência de aprendizado, troca de informações e aprofundamento do conhecimento sobre a importância da cultura local como fonte de criação e desenvolvimento dos setores e dos negócios ligados às atividades que integram a Economia Criativa. As inscrições ainda podem ser realizadas pelo site www.festivaleconomiacriativa.com.br.

Durantes os três dias, o público terá acesso a uma vasta programação com palestras com especialistas nas áreas temáticas da Economia Criativa, rodas de conversa, apresentação de casos de sucesso, oficinas de capacitação e apresentações culturais, com grupos e artistas da região. A programação conta ainda com uma Mostra de Negócios Criativos, contemplando participantes de nove Estados do Nordeste, selecionados por meio de editais públicos.

A realização do Festival é uma das ações do Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia Criativa, desenvolvido pelas unidades estaduais do Sebrae dos nove estados nordestinos, em parceria com o Sebrae Nacional e Associação dos Sebraes Estaduais/Nordeste (Abase Nordeste). O projeto tem o objetivo de promover o fortalecimento dos negócios criativos da região Nordeste, contribuindo para a geração de emprego e renda no território.

Economia Criativa

A Economia Criativa é baseada em modelos de negócio ou gestão que tem o conhecimento, criatividade ou capital intelectual como principais ativos. De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a economia criativa engloba atividades relacionadas a quatro eixos: patrimônio, artes, mídia e criações funcionais.

Nestes eixos, estão inseridas as Expressões Culturais Tradicionais (artesanato, festivais e celebrações), Sítios Culturais (sítios arqueológicos, museus, bibliotecas), Artes Visuais (pinturas, esculturas, fotografias), Artes Dramáticas (música, teatro, dança, ópera, circo, marionetes), Publicidade e Mídia Impressa (livros, imprensa e publicações), Audiovisual (cinema, televisão, rádios), Design (de interiores, de gráfico, moda, joias e brinquedos), Novas Mídias (softwares, jogos e conteúdo digital) e Serviços Criativos (arquitetura, propaganda, P&D, cultura e recreação).

De acordo com o último Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil elaborado pela Firjan em 2017, as atividades ligadas à Economia Criativa foram responsáveis pela geração de riquezas da ordem de R$ 171,5 bilhões. Esta cifra é comparável ao valor de mercado da sexta marca mais valiosa do mundo, a Samsung, ou à soma de quatro das maiores instituições financeiras globais (American Express, J. P. Morgan, AXA e Goldman Sachs). O mesmo estudo também apontava em 2017 um total de 837.206 profissionais formalmente empregados em atividades ligadas a economia criativa.

Serviço

Festival Nordestino de Economia Criativa

Data: 28 a 30 de setembro de 2020

Inscrições e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.festivaleconomiacriativa.com.br

Mais informações,

Assessoria Commonike
Parceira da Assessoria Sebrae Ceará

  • Negócios

    Comunicadores do Cariri apresentam evento do Sebrae Ceará para todo país

    Henrique Vidal e Monike Feitosa terão cerca de 42 horas de apresentação, com transmissão, ao vivo e on-line, de palestras, rodas de conversa e oficinas, nesses três dias de Festival
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Luca Souza
Carregar Mais Em Negócios

Sobre Luca Souza

Estagiário no setor de criação de conteúdo do Foobá

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!